terça-feira, 30 de setembro de 2008

ONU x USA


Os EUA como fundadores da ONU teriam de certa forma uma natural liderança da instituição e como uma nação economicamente mais forte teriam de tomar a dianteira em nome de uma tentaviva de melhoria das condições de vivencia da sociedade mundial. Contudo o que acontece é o uso dessa posiçao de liderança para o tráfico de influência em uso próprio. A ONU, como uma instituiçao também de cunho militar e de controle das missões bélicas mundiais, é usada como justificativa técnica para intervenções econômicas e militares, como no caso do IRAQUE ou em CUBA, que envolvem questões muito mais amplas do que proteger os direitos humanos ou a paz mundial.

Os EUA são os maiores devedores da ONU com cerca de 17 bilhões de dólares de dívidas, mas ela está nas mãos dos americanos por eles serem os mais fortes economicamente e militarmente, e por estes serem uma das " nações vencedoras " da 2a guerra e membro permanente do conselho de segurança, com direito voto.

A grande verdade é que a ONU desfez-se de seu projeto original de defesa da paz mundial e tornou-se um fantoche político dos países desenvolvidos, principalmente dos EUA. Cito um caso recente quando o secretário geral da ONU Koffi Anan fez vistas grossas ao massacre de minorias étnicas em Ruanda. Temos também a violação dos direitos humanos, praticados pelo governo chinês, onde mais de 65 crimes são passíveis da pena capital e a vista grossa que o governo chinês faz ao tráfico de orgãos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário